Notícias


Semana de Incentivo ao Ciclismo já está no calendário oficial de eventos de Santa Catarina

Postado em: 24/03/2016

Foto: Divulgação


Publicada no Diário Oficial do dia 9 de março, a Lei Estadual 16.886 institui a Semana Estadual de Incentivo ao Ciclismo no Estado de Santa Catarina. Ela será promovida anualmente, na semana que inclui o dia 22 de setembro.

A lei assinada pelo governador Raimundo Colombo também determina que a Semana de Incentivo ao Ciclismo passe a integrar o calendário oficial de eventos do Estado. De autoria do deputado estadual Jean Kuhlmann, o projeto tem como objetivo difundir o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e alternativo ao motorizado, trazendo benefícios à saúde e à mobilidade urbana.

O dia 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro, comemorado mundialmente. O deputado cita a Pesquisa Mobilidade Urbana divulgada ano passado pela Fecomércio SC, que mostra Santa Catarina com uma média de 30,6 automóveis para cada 100 habitantes. “Pedalar traz enorme benefício à saúde. Além do mais, precisamos valorizar o transporte cicloviário, que é tão importante quanto aperfeiçoar o transporte público e estimular o deslocamento a pé”, lembra Jean.

Há 1.906 milhão de automóveis para 6,2 milhões de pessoas no Estado. As cidades de Florianópolis (41,8 automóveis para cada 100 habitantes) e Blumenau (41,3 automóveis) lideram o ranking catarinense. Pomerode (40,8%), Brusque (39,85), Rio do Sul (37,4%) e Timbó (37,3%) também contam com índices elevados.