Notícias


Jean Kuhlmann lamenta queda de Blumenau na participação no ICMS

Postado em: 09/06/2016

FOTO: Luis Debiasi/Agência AL


Resultados prévios, divulgados na terça-feira (7) pela Secretaria de Estado da Fazenda, apontam que o Índice de Participação dos Municípios (IPM) na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de Blumenau, em 2015, caiu de 5,17 para 4,91.

Na sessão ordinária desta quinta-feira (9), o deputado Jean Kuhlmann (PSD) lamentou esse resultado. Com a queda no IPM, o município pode deixar de arrecadar mais de R$ 1 milhão por mês, conforme o deputado. Ele apontou a necessidade de investir na diversificação da economia para recuperar o crescimento.

Em seu pronunciamento, Kuhlmann ainda informou que participou, na quarta-feira (8), de uma reunião com o secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, na qual se debateu a viabilidade do projeto do Legislativo que destina as sobras do duodécimo dos poderes (recursos orçamentários de cada ano) aos hospitais filantrópicos.

“Foi uma reunião bastante produtiva, o apoio aos hospitais filantrópicos é muito importante, precisamos viabilizar esse projeto”, disse. No início da semana, uma moção proposta por Kuhlmann prestou homenagem ao senhor Hellmutt Danker, que coordena um hospital filantrópico em Blumenau há 50 anos, o Hospital Misericórdia da Vila Itoupava. “É um trabalho valoroso, de uma pessoa que se dedica à comunidade acima de tudo”, registrou o deputado.

Outro compromisso relatado na tribuna pelo parlamentar foi uma reunião com o novo secretário de Estado do Planejamento, Cássio Taniguchi, para tratar da construção de um novo centro de convenções em Blumenau. Kuhlmann busca apoio financeiro do Estado para viabilizar a obra, orçada em R$ 14 milhões, e que considera fundamental à geração de empregos e oportunidades no município.

Lisandrea Costa
AGÊNCIA AL