Notícias


Pomerode assina convênio de Gestão Florestal com a Fatma, garantindo mais agilidade e menos burocracia

Postado em: 03/04/2017

Divulgação


A prefeitura de Pomerode assinou na manhã de hoje (dia 03) o novo convênio de Gestão Florestal. Por meio dele, a Fundação do Meio Ambiente do Estado (Fatma) delega ao município as atividades contidas no Termo de Atribuições de Gestão Florestal Compartilhada, dando mais agilidade aos processos de licenciamento.
Com a gestão florestal compartilhada, o cidadão não precisa ir até a Fatma para obter autorizações. O município mesmo pode fazê-las, pois fica autorizado a fiscalizar e controlar o corte eventual de árvores, além de transportar produtos e sobprodutos florestais.
Além de tornar o processo mais ágil, a gestão florestal compartilhada gera grande economia, diminuindo os custos de licenciamento. A legislação e o rito seguido é o mesmo da Fatma.
O deputado estadual Jean Kuhlmann participou da assinatura do convênio. A renovação foi uma das solicitações que recebeu na primeira visita realizada ao prefeito Ércio Kriek, em fevereiro.
“Sempre que for possível, é dever do poder público oferecer mais agilidade e menos burocracia para o cidadão, como é o caso da gestão florestal compartilhada. Processos para cortes de árvores que demoravam meses podem ser realizados em dias com a mesma documentação necessária”, lembrou Kuhlmann.