Notícias


Na tribuna, Jean Kuhlmann cobra cumprimento do acordo entre governo federal e índios de José Boiteux

Postado em: 06/06/2017

Solon Soares, agência AL


Na tribuna, Jean Kuhlmann cobra cumprimento do acordo entre governo federal e índios de José Boiteux

O deputado estadual Jean Kuhlmann usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta terça-feira (dia 06) para relatar a situação da Barragem Norte do Vale do Itajaí, em José Boiteux. Desde 2015 ocupada pelos indígenas da Reserva Duque de Caxias, que estavam impedindo o funcionamento da estrutura, a barragem tem impacto direto no nível do Rio Itajaí-Açu e pode ser determinante para evitar enchentes no Médio Vale.
Jean participou do processo de negociação com a comunidade indígena, que foi iniciado na sexta-feira e finalizado na segunda, dia 5. "Conseguimos, juntamente com a Defesa Civil do Estado, garantir que técnicos entrassem na barragem de José Boiteux. Eles puderam avaliar a casa de máquinas e a situação das comportas . Ficamos até 20h30min acompanhando esse técnicos, fazendo o fechamento das duas comportas da barragem", explicou o parlamentar.
A estrutura de José Boiteux é a maior barragem de proteção de cheias do Brasil. Sozinha, consegue segurar mais água do que as barragens de Taió e Ituporanga juntas. "Por isso, é fundamental que, no momento em que for preciso fazer a operação da barragem, ela possa ser feita", disse.
Jean lembrou que o termo de acordo firmado entre o governo federal, Defesa Civil e a comunidade indígena tem 11 pontos, dos quais oito são de responsabilidade do governo federal.
"Maior parte do que é de responsabilidade do governo federal não foi executada. É por isso que os indígenas questionam tanto. A partir de agora, nós vamos cobrar isso. Quero aqui de público pedir o apoio de nossa bancada federal. O presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado João Paulo Kleinübing, já está agendando uma reunião da bancada com a Secretaria Geral da Presidência da República para cobrar as pendências. Temos que cumprir o que foi acordado e está no papel. Isso não é apenas em favor dos indígenas, mas da tranquilidade do povo do Vale do Itajaí", adiantou.

--
Renê Müller
Assessoria Jean Kuhlmann
Contato: rene@deputadojean.com.br / (48) 99119-9592