Notícias


Defesa da substituição das ADRs de Timbó e Blumenau pela Superintendência da Região Metropolitana

Postado em: 02/08/2017

Miriam Zomer, agência al


O deputado estadual Jean Kuhlmann defendeu hoje (dia 2) em pronunciamento na Assembleia Legislativa a substituição das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de Blumenau e Timbó pela Superintendência da Região Metropolitana de Blumenau. O deputado explicou seu posicionamento ao relatar as visitas realizadas na segunda-feira a prefeitos, vereadores e associações empresariais de Timbó e Pomerode.
A Região Metropolitana de Blumenau abrangeria um núcleo de cinco municípios (Timbó, Pomerode, Gaspar, Blumenau e Indaial) e outros seis na área de expansão (Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros e Rodeio).
Desde junho, o deputado tem percorrido suas prefeituras, câmaras municipais e associações empresariais para apresentar o texto base do projeto que cria a Superintendência - já elaborado pelo superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Cassio Taniguchi - e a minuta do convênio interfederativo entre governo do Estado e municípios.
"Com a Região Metropolitana, teremos um superintendente, um diretor técnico e um administrativo, que serão indicados pela comunidade local em uma lista tríplice encaminhada para o governador. Isso traz um cunho mais técnico e permite que essa superintendência possa discutir efetivamente os problemas dessa região, de forma conjunta com os prefeitos e baseado no Estatuto das Metrópoles. Isso é muito positivo, porque há um respaldo da legislação federal, que determina sua atuação e permite financiamentos", explicou.
Jean lembrou que, com isso, há a possibilidade de extinguir as duas estruturas de agências de desenvolvimento regional, hoje sem recurso de execução e com pouca finalidade. O que as ADRs realizam hoje, continuou, pode ser absorvido pelas secretarias sedes, em setores como Saúde e Educação
"Não estou falando nada novo, apenas que podemos adotar o modelo da Superintendência da Grande Florianópolis também na região de Blumenau. Você atende ao desejo local da comunidade sem aumentar custo. Pelo contrário, a estrutura da máquina pública será reduzida", defendeu Jean.
O parlamentar acrescentou que, pelo que sentiu, maior parte dos prefeitos, vereadores e lideres empresariais compartilha do mesmo pensamento. "A partir de agora, nós vamos coletar os documentos formais dessas entidades e desses representantes, e vamos começar a discussão pra valer, para que esta lei possa ser encaminhada a esta casa e votada por esse parlamento. Por que é isso que a região quer, e é isso que nós queremos", coincluiu.

--
Renê Müller
Assessoria Jean Kuhlmann
Contato: rene@deputadojean.com.br / (48) 99119-9592