Notícias


Alesc aprova moção de Jean contra o fim dos zoológicos de Santa Catarina

Postado em: 05/09/2017

Karina Ferreira, agência AL


O plenário de Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta terça-feira (dia 5) moção proposta pelo deputado Jean Kuhlmann (PSD) manifestando contrariedade a parte do projeto de Lei que cria o Sistema Nacional de Proteção e Defesa do Bem-Estar dos Animais (Sinapra).
A contestação é quanto ao parágrafo 2º do artigo 50 do projeto, que prevê o fim dos zoológicos instalados em municípios que não são capitais de Estado. Caso o parágrafo seja aprovado, os cinco zoológicos existentes hoje em Santa Catarina deixariam de existir. A moção pede à bancada de deputados federais e senadores catarinenses que votem contra este item da matéria.
Os zoológicos do Estado estão localizados em Pomerode, Brusque, Balneário Camboriú, Penha e Joinville."Entendo que o projeto que cria o Sinapra tem inúmeras qualidades, traz avanços importantes na questão do bem-estar animal. Mas não há justificativa para acabar com nossos estabelecimentos. São mais de 4 mil animais que teriam que ser transferidos para outros estados", destacou.
O deputado ainda lembrou a grande atração turística que são os zoológicos catarinenses, visitados por 2,5 milhões de pessoas ao ano. "São fonte de receitas e geradores de empregos para os municípios onde estão instalados", finalizou.