Notícias


Assembleia aprova moção contra desinteresse do governo federal para solucionar impasse em José Boiteux

Postado em: 20/09/2017

Vito Shimomura, Agência AL


A Assembleia Legislativa aprovou na sessão desta quarta-feira, dia 20, moção de contrariedade à postura do governo federal, desinteressado em solucionar o impasse que, hoje, inviabiliza a operação da Barragem Norte de José Boiteux.
Antes dos deputados aprovarem a moção, o autor da proposta, deputado estadual Jean Kuhlmann, ocupou a tribuna para novamente denunciar o descaso do governo federal. A Barragem é ocupada pela comunidade indígena da Reserva Duque de Caxias desde 2015.
A reunião prometida pelo ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, que seria realizada na própria barragem, não foi sequer agendada.
A promessa do ministro era de que, em quatro semanas, a reunião dos representantes do governo federal com a comunidade indígena seria realizada. “Já se passaram 12 semanas, e até agora nada de reunião”", disse Jean.
Os índios cobram o cumprimento de acordo firmado com a União e a Defesa Civil do Estado. “O governo federal virou as costas para o Vale do Itajaí! Por isso peço a ajuda de todos dos deputados aqui presentes, e de nossa bancada federal, para que possamos chegar à solução deste impasse”, destacou Jean.