Notícias


Assembleia Legislativa homenageia os 25 anos da Gincana Cidade de Blumenau

Postado em: 06/11/2017

Imprensa CMB


Pouca gente imaginava que, 25 anos após ser promovida pela primeira vez, a Gincana Cidade de Blumenau não só continuaria sendo realizada, como também se firmaria como uma das mais importantes iniciativas do voluntariado blumenauense. Para celebrar estes 25 anos de história, uma sessão solene, proposta de maneira conjunta pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina e pela Câmara de Vereadores de Blumenau, foi realizada segunda-feira, dia 06, na sede do Legislativo do município.
O objetivo que deu início ao evento segue o mesmo: integrar a juventude à comunidade, por meio da realização de tarefas de cunho social, além de comemorar o aniversário do município de forma solidária e descontraída.
As equipes tradicionalmente se reúnem para a disputa com a proximidade dia do aniversário de Blumenau, 2 de setembro. Mas a ação ocorre o ano todo, com seus integrantes trabalhando para cumprir as provas sociais, arrecadando mantimentos e participando de ações como a doação de sangue.
Como resultado, os gincaneiros angariaram nesse tempo mais de 220 mil quilos de alimentos, 716 mil peças de roupas, 70 mil produtos de higiene e limpeza, 146 mil brinquedos, quase oito mil livros e 30 mil itens de material de construção. Hoje, cerca de mil pessoas compõem as nove equipes em atividade: Amigos do Barney, Arromba, Capitão Caverna, Coringas, Lambda-Lambda, Mik Dundee, Safari, Sherlock e Tribo dos Anjos.
Em 25 anos, os membros da GCB ajudaram a salvar muitas vidas, com a realização de mais de 43 mil doações de sangue. "A Gincana é uma forma de auxiliar alguém ou alguma entidade. É sobretudo um ato de ajudar o próximo", destaca o deputado estadual Jean Kuhlmann, autor da proposição juntamente com o vereador blumenauense Professor Gilson.
Receberam homenagens os idealizadores da Gincana Cidade de Blumenau: Claudio Peixer, Nico Wolff e Fabricio Wolff; ex-presidentes da Liga Blumenauense de Gincaneiros: Humberto José de Paiva, Gilson da Motta Soares, Leandro Gouveia; e os colaboradores Belmiro Avancini e André Mrozkowski. Também receberam a honraria as nove equipes que compõem a Gincana atualmente e somam 800 pessoas: Amigos do Barney, Arromba, Capitão Caverna, Coringas, Lambda-Lambda, Mik Dundee, Safari, Sherlock e Tribo dos Anjos.