Notícias


Projeto permite que vítimas de acidentes e pacientes com plano de saúde possam ser encaminhados a hospitais particulares

Postado em: 15/02/2018

Paulo Goeth, Ascom SES


O deputado estadual Jean Kuhlmann apresentou na última semana proposta que pretende regulamentar o transporte de pacientes atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros em Santa Catarina. O objetivo é possibilitar que os usuários de planos de saúde sejam levados para hospitais particulares.
O projeto de lei 0009/2018 determina que o paciente poderá ser transportado para hospitais particulares, caso opte por ser atendido via plano de saúde. A autorização pode ser dada também por familiares, em casos de situação mais grave do paciente.
O deputado Jean lembra que, em muitos caos, esse procedimento poderá desafogar o atendimento dos hospitais públicos no Estado. Ao mesmo tempo, poderá ser importante para salvar vidas.
O projeto foi sugerido pelo vereador Arlindo Cruz, de Balneário Camboriú. Ele relatou ao deputado a dificuldade enfrentada por uma pessoa conhecida que precisou de atendimento de emergência. O hospital mais próximo era privado, mas a ambulância teve que levá-lo para um hospital público, mais distante.
Jean destaca ainda que já há legislação semelhante em outros Estados, como São Paulo e Mato Grosso do Sul. O parlamentar já tem reunião marcada com o coordenador do Samu em Santa Catarina, tenente-coronel BM João Batista Cordeiro Júnior, para tratar do assunto.
"Claro que é necessário dar preferência à rede pública nos atendimentos, mas acredito a aprovação do projeto será um passo a mais no objetivo de garantir a vida e a saúde dos pacientes do atendimento móvel de emergência", afirma Kuhlmann.


--
Renê Müller
Assessoria Jean Kuhlmann
Contato: rene@deputadojean.com.br / (48) 99119-9592