Notícias


Jornais destacam solidez da economia catarinense no cenário de crise

Postado em: 25/08/2015


Reportagem publicada no dia 10 de agosto pelos jornais Zero Hora e Diário Catarinense destacou a solidez da economia catarinense. Santa Catarina deve manter o crescimento mesmo diante do cenário de crise no país.

Os investimentos do Pacto por SC? e o baixo endividamento são fatores que contribuem para a boa economia do Estado.

Além de Santa Catarina, apenas a Bahia projeta crescimento econômico em 2015. A perspectiva é aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) em 1,5%, diante de estimativa de 0,6% do Estado nordestino - estas são as expectativas das respectivas secretarias da Fazenda. Entre as 10 principais economias brasileiras, as duas unidades federativas também apresentam a melhor relação entre endividamento e receita.

Mesmo com a arrecadação fraca e prejudicada pelo cenário do país, o Estado catarinense tem conseguido manter ajustado o quadro receita X despesa.Prevê investimento de R$ 3 bilhões em obras públicas em 2015, incluídas ações em áreas como saúde, educação, rodovias, segurança e portos.

Hoje, 68% dos recursos do Pacto por SC estão em execução — o pacote total prevê recursos de R$ 10 bilhões. A meta é fechar o ano com 90% do programa em execução.

"Temos um Estado com economia diversificada, bom nível de mão de obra e somos um destino de investimento muito seguro. Há disciplina fiscal e maior segurança jurídica. Colhemos os resultados da boa administração do Estado", destacou Jean Kuhlmann ao analisar os dados apresentados pelos jornais.