Notícias


Autorizado início da construção do Centro de Inovação de Blumenau

Postado em: 02/09/2015


Em solenidade realizada dia 1º de setembro, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), em Blumenau, com a presença do governador Raimundo Colombo, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras de mais um Centro de Inovação em Santa Catarina.

Na oportunidade foi assinado um protocolo de intenções para a construção do Centro Empresarial e um termo de compromisso para implantação e manutenção da rede de fibra ótica, também em Blumenau.

"Um novo conceito extraordinário em tecnologia da informação. Blumenau tem uma grande tradição e expressão nessa área. Esse centro de tecnologia vai criar oportunidade para quem tem uma ideia, aplicar e transformar em empresa, e assim virar uma referência para o setor", disse Colombo.

A obra do Centro de Inovação tem um custo de R$ 6,7 milhões, com a contrapartida da Furb e da Prefeitura de Blumenau de R$ 325,8 mil. O Centro de Inovação de Blumenau abrigará incubadoras e aceleradoras de empresas, laboratórios de ponta, poupa-tempo do empreendedor, centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), centro de treinamento, entre outros. A empresa ZFM Incorporadora e Administradora Ltda é a vencedora da licitação que vai realizar a obra.

O Centro promoverá a capacitação e a prospecção de novos negócios no município, além de intensificar as pesquisas científicas e tecnológicas na cidade. O prédio será construído no Campus 2 da Furb, em uma estrutura de 4 mil metros quadrados.

Coordenador da Frente Parlamentar da Inovação Catarinense, o deputado Jean Kuhlmann afirma que o novo Centro vai alavancar diretamente o desenvolvimento do município. "O blumenauense e as empresas de Blumenau já são referência na área da Inovação. O novo Centro criará o ambiente ideal para potencializar novas pesquisas e projetos", destaca.