Notícias


#GenteQueInova lança a Frente Parlamentar da Inovação Catarinense na Assembleia Legislativa

Postado em: 20/10/2015

Foto: Yuri Santos / Agência AL


Com a conferência de Josep Miquel Piqué, vice-presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação, foi encerrada a #GenteQueInova - Mobilização Catarinense pela Inovação, que aconteceu na quinta-feira (dia 15) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina reunindo 300 participantes.

O encontro foi aberto com o lançamento da Frente Parlamentar da Inovação Catarinense, coordenada pelo deputado estadual Jean Kuhlmann, e ainda abriu a Conferência Estadual de CT&I, apresentando painéis com representantes da FIESC, Thomson Reuters, UFSC, Inesctec (Portugal) e Sapiens Parque.

Presidente-executivo da La Salle Technova Barcelona e uma das referências mundiais em Inovação, Josep Piqué falou sobre os desafios que precisam ser superados para criar um ambiente que fomente o setor e crie talentos na área, trazendo os exemplos adotados na Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT).

Para Piqué, o governo catarinense trilha o caminho certo ao investir em inovação como diferencial para a competitividade, e elogiou a construção dos 13 Centros de Inovação em Santa Catarina. “O caminho é o da parceria entre empresas e instituições de ensino, com o apoio do governo. As fontes das grandes empresas são os novos projetos de inovação, as pequenas startups que funcionam como celeiros de talentos ”, afirmou.

Ao todo 12 palestrantes falaram sobre futuro, inovação, ciência e tecnologia. O encontro foi realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e com a Assembleia Legislativa.

“Em resumo, a Assembleia recebeu uma mostra rica, mostrando os melhores caminhos para Santa Catarina trilhar em ciência, tecnologia e inovação. Há muito trabalho a ser desenvolvido, e a Frente Parlamentar será parceira para desenvolver e fomentar o setor no Estado”, destacou Kuhlmann. A Frente também tem como integrantes os deputados Cesar Valduga, Silvio Dreveck, Neodi Saretta, Antonio Aguiar, Natalino Lázare, Rodrigo Minotto e Cleiton Salvaro.