Notícias


Associação Renal Vida receberá a Comenda do Legislativo Catarinense

Postado em: 26/10/2015


A Associação Renal Vida de Blumenau receberá no próximo dia 23 de novembro a Comenda do Legislativo Catarinense. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Jean Kuhlmann, que destaca a entidade como exemplo nacional no atendimento aos pacientes renais.

A Comenda do Legislativo Catarinense é a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa. O título é outorgado a pessoas, empresas ou entidades cujo trabalho tem grande destaque e relevância para as cidades e o estado de Santa Catarina.

“Blumenau e o Vale são exemplos de dedicação ao próximo e ao voluntariado. E a Renal Vida se insere nesse espírito de forma especial. Enfrenta muitas dificuldades pela complexidade e alto custo de seu serviço, e mesmo assim mantém um trabalho de referência”, destaca o deputado Jean.

A associação atende hoje a 45 municípios do Vale do Itajaí, com sedes também em Timbó, Rio do Sul e Itajaí. A quase totalidade dos atendimentos é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São focos da entidade a humanização do atendimento, ações de prevenção, diagnóstico e pesquisa científica.

Em janeiro, a Renal Vida, em conjunto com a Uroclínica e Hospital Santa Isabel, comemorou a marca de 1.000 transplantes de rim. Tal trabalho tornou Blumenau uma das referências nacionais em transplantes.

Só nas unidades da Renal Vida, são mais de 600 pacientes em hemodiálise, gerando quase 8.000 sessões de hemodiálise mensais.

“A associação tem promovido eventos beneficentes e iniciativas como o seu Pedágio Pela Saúde Renal, mas a ajuda de todos é necessária, sobretudo agora, em um momento de adversidades econômicas no país. Por isso, a Assembleia vai enaltecer o trabalho desta entidade e a importância dele para os catarinenses”, complementa Kuhlmann.