Notícias


Associação Renal Vida recebe Comenda do Legislativo Catarinense pelo trabalho realizado no Vale do Itajaí

Postado em: 24/11/2015

Foto: Solon Soares/Agência AL


A Associação Renal Vida, de Blumenau, recebeu na noite de ontem (dia 23) a Comenda do Legislativo Catarinense, mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

A associação foi homenageada pelo trabalho que desempenha há 13 anos com os pacientes renais. Atende hoje a 45 municípios do Vale do Itajaí, com sedes também em Timbó, Rio do Sul e Itajaí. A quase totalidade dos atendimentos é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O trabalho da Renal Vida é fundamental, buscando o melhor não apenas ao paciente renal como para a própria família do paciente. São 240 funcionários focados na qualidade de vida de nossa comunidade”, destacou o deputado Jean Kuhlmann, proponente da homenagem.

O médico nefrologista Ian Rehfeldt, vice-presidente da Renal Vida, recebeu a Comenda do deputado Jean no plenário da Assembleia Legislativa, em Florianópolis.

O presidente da Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina, Humberto Floriano Mendes, também prestigiou a solenidade e fez coro ao reconhecimento. "O trabalho de humanização que a Renal Vida realiza junto aos pacientes e seus familiares é uma referência para todo o país", lembrou.

Nas unidades da instituição, são hoje 683 pacientes em hemodiálise, gerando mais de 8,5 mil sessões mensais. Na lista de espera da associação, 161 pessoas aguardam por um Rim.

Em janeiro, a Renal Vida, em conjunto com a Uroclínica e Hospital Santa Isabel, comemorou a marca de 1.000 transplantes de rim. Tal trabalho tornou Blumenau uma das referências nacionais em transplantes.