Notícias


Dia Estadual de Conscientização da Fibromialgia é aprovado pela Assembleia Legislativa catarinense

Postado em: 16/12/2015

Foto: Yuri Santos, Agência AL


O plenário da Assembleia Legislativa aprovou no último dia 8 (terça-feira) o projeto de lei 086/2015, que institui o Dia Estadual de Conscientização sobre a Fibromialgia no Estado de Santa Catarina. O projeto agora vai para a sanção do governador Raimundo Colombo.

Com a matéria aprovada, o dia 12 de maio, já definido como o Dia Nacional de Conscientização sobre a doença, torna-se a data escolhida para debater a fibromialgia e promover a troca de experiências e informações sobre o tema em Santa Catarina.

A fibromialgia foi reconhecida como doença pela Organização Mundial da Saúde no ano de 1992. Estima-se que atinja 8% na população mundial, com maior incidência em mulheres.

O deputado Jean Kuhlmann apresentou a matéria após conhecer inúmeros relatos de pacientes. "É curioso como uma doença que causa sofrimento a tantas pessoas seja tão pouco conhecida. Ao aprovar o projeto, a Assembleia Legislativa dá sua contribuição para melhorar a qualidade de vida da população catarinense", avalia.

A definição mais aceita explica a fibromialgia como uma dor generalizada, crônica, no sistema músculo-esquelético, devido a um transtorno do sistema nervoso central na percepção da dor.

Entre os transtornos que comumente acompanham pacientes fibromiálgicos estão distúrbios do sono, disfunção cognitiva, síndrome da fadiga crônica, síndrome do cólon irritável ou bexiga irritável, cistite, disfunção da articulação da mandíbula e dor de cabeça.