Notícias


Assinado em Blumenau edital para aquisição do helicóptero Arcanjo 3

Postado em: 17/12/2015

Foto: Divulgação, assessoria


Uma grande conquista chega de forma definitiva à Saúde de Blumenau e do Vale. O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, assinou sexta-feira (dia 11), na Câmara de Vereadores de Blumenau, o edital para compra do helicóptero Arcanjo 3.

A abertura das propostas está prevista para 11 de janeiro, com prazo de 90 dias para início das operações com a nova aeronave. O secretário destacou que, no período de trâmite da compra, Blumenau e o Vale do Itajaí continuará sendo atendido pelo helicóptero que está hoje na cidade.

O deputado estadual Jean Kuhlmann esteve entre os convidados da cerimônia, e festejou a conquista. "É gratificante ver os esforços da Assembleia Legislativa, que aprovou indicação de nossa autoria pedindo ao governador a permanência definitiva do Arcanjo em Blumenau, nos ajudando nessa vitória. Com este edital, temos o serviço aeromédico assegurado", avaliou.

O helicóptero será adquirido para atuar de forma definitiva, a partir de Blumenau, para atender ocorrências do Alto Vale do Itajaí ao Litoral Norte catarinense. A aeronave será comprada com recursos do Pacto por Santa Catarina. O Arcanjo 3 atua de forma temporária, por meio de locação, no Vale do Itajaí desde o mês de outubro.

Com uma equipe especializada em resgate e atendimento formada por piloto e co-piloto, enfermeiro e dois bombeiros operacionais, o Arcanjo já atendeu mais de 120 ocorrências em três meses de atividades. A operação do helicóptero de resgate aeromédico especializado é realizada numa parceria entre Bombeiros Militares e Secretaria de Estado da Saúde, por meio do SAMU.