Notícias


Semana Estadual de Incentivo ao Ciclismo é aprovada pela Assembleia Legislativa

Postado em: 23/02/2016

Foto: Divulgação


A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (dia 23), em segundo turno, o projeto de lei que institui a Semana Estadual de Incentivo ao Ciclismo no Estado de Santa Catarina. De autoria do deputado Jean Kuhlmann, o projeto tem como objetivo difundir o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e alternativo ao motorizado, trazendo benefícios à saúde e à mobilidade urbana.

A matéria agora vai para a análise e sanção do governador Raimundo Colombo. A Semana Estadual irá coincidir sempre com a passagem do dia 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Carro. A data tornou-se referência como data de conscientização contra o uso massificado do automóvel.

"Santa Catarina conta com uma frota de veículos expressiva quando calcula-se o número de carros por habitante. Não se trata de propor que as pessoas sejam contra o uso o carro, mas que reflitam como o uso da bicicleta é uma alternativa viável e racional para diversos deslocamentos que realizamos no dia-a-dia", lembra Kuhlmann.

Segundo a Pesquisa Mobilidade Urbana em Santa Catarina divulgada no início de 2015 pela Fecomércio, o Estado registra uma média de 30,6 automóveis para cada 100 habitantes - ou seja, há 1.906 milhão de automóveis para 6,2 milhões de pessoas.

As cidades de Florianópolis (41,8 automóveis para cada 100 habitantes) e Blumenau (41,3 automóveis) lideram o ranking catarinense. Pomerode (40,8%), Brusque (39,85), Rio do Sul (37,4%) e Timbó (37,3%) também contam com índices elevados.