Notícias


Governo do Estado entrega novo helicóptero Arcanjo em Blumenau

Postado em: 18/03/2016

Foto: Divulgação


O Governo do Estado entregou nesta quinta-feira (dia 17) à comunidade de Blumenau e do Vale do Itajaí o novo helicóptero Arcanjo 3, que passa a atender de forma definitiva as ocorrências de salvamento e resgate em toda a região.

A solenidade foi realizada no Parque Vila Germânica contou também com a entrega de viaturas, com a formatura de uma equipe médica de saúde e homenagens. O novo helicóptero foi adquirido pela Secretaria da Saúde do Estado, num investimento de R$ 11 milhões. Atenderá todos os municípios do Litoral Norte até o Alto Vale do Itajaí, e terá como base o aeroporto Quero-Quero, em Blumenau.

Desde outubro de 2015, a região contava com o serviço em um helicóptero locado. Em cinco meses de operação, foram mais de 250 ocorrências atendidas.
Modelo Esquilo, a aeronave conta com equipamentos para combate a incêndio e para atendimento aeromédico. A capacidade é para seis pessoas, sendo cinco tripulantes e um paciente. O serviço de resgate especializado atende numa parceria entre Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado da Saúde, por meio do SAMU.

Presente à entrega do Arcanjo, o deputado estadual Jean Kuhlmann lembrou que a Assembleia Legislativa também colaborou para manter o helicóptero em Blumenau. O parlamentar foi autor de uma indicação, aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais, pedindo ao governador Raimundo Colombo manutenção permanente do resgate aeromédico no município. "A mobilização da comunidade e de lideranças políticas e empresariais foi fundamental para esta conquista. Todos se uniram pela vida", destacou Jean.